A interface é uma parte essencial de qualquer produto. Quando bem feita, os usuários não a percebem. Porém, quando mal feita, pode impedir que o produto seja utilizado adequadamente.
É por isso que, nossos profissionais seguem os princípios de UI design, também chamado de design de interface do usuário.
O que é UI design?
Antes de entender o que é UI design, convém esclarecer o que é uma UI. A interface do usuário (user interface, ou simplesmente UI) representa tudo o que é usado para que alguém interaja com um produto.
UI design, portanto, é o processo de construção de interfaces para produtos como computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos, com foco em oferecer uma boa usabilidade e uma experiência de qualidade aos usuários.
A ideia é que as pessoas possam usar a interface de maneira fácil, eficiente e agradável. Além disso, uma boa interface reduz os esforços feitos pelos usuários, ajudando-os a alcançar seus objetivos no uso do produto sem dificuldades, de maneira intuitiva.
Para criar interfaces com esses pré-requisitos, os profissionais da área usam diversos métodos centrados no usuário, como entrevistas e observação direta. A interface do usuário também deve ser agradável esteticamente, mas o UI design vai além do aspecto visual.
Qual é a diferença entre UX e UI design?
Quando se fala em UI design, logo surge a dúvida: mas e o UX? Qual a diferença? A confusão é compreensível, afinal as siglas são parecidas. Vamos esclarecer no que os dois conceitos divergem.
Enquanto o foco do UI design é a criação de uma interface amigável, o UX é voltado para a maneira como o usuário vive o uso de um produto. O UI trata dos elementos com os quais o usuário interage, ao passo que o UX procura entender os comportamentos e emoções dessas pessoas no uso do produto.
Entrevistas com usuários para entender necessidades, construção de personas e elaboração da jornada do usuário fazem parte do dia a dia de quem trabalha com UX.
Já no caso do UI design, as tarefas incluem desenvolvimento de protótipos navegáveis para testes com usuários, criação do design visual a partir de wireframes e fluxos de interação e elaboração de guias para desenvolvedores.
Apesar das diferenças, não se deve falar em UX versus UI. Ambos os conceitos andam de mãos dadas, funcionando de maneira complementar.
- Business Analysis Statistic Bar Graph.
- Digital Marketing Business SEO.
- Business Analysis Statistic Bar Graph.